domingo, 20 de setembro de 2015
Introdução - Um estudo bíblico sobre idolatria
Seja bem-vindo!
Se você está aqui, creio que tem questionamentos sobre o tema idolatria, como eu também tive. Espero contribuir para que a luz da Palavra de Deus brilhe em seu espírito e ilumine seus caminhos. Somente o Espírito Santo pode fazer essa obra de convencimento do pecado, da justiça e do juízo. Mas cabe a você buscar de todo o coração ouvir a Palavra que Deus tem a te revelar.
Eu nasci em lar católico e durante muito tempo, como a maioria das pessoas, segui a tradição de meus pais sem nem ao menos me perguntar o porquê daquelas tradições e costumes. Não havia muita informação disponível, nem eu tinha ainda um espírito crítico que me levasse a investigar e procurar conhecer mais profundamente o ambiente religioso dentro do qual eu vivia. Não conhecia a origem de certos dogmas e tradições, e, com conhecimento limitado da Bíblia, considerava todas aquelas coisas como "vontade de Deus".
Era um jovem bastante ativo na igreja católica, participava e era líder em três grupos de jovens. Me tornei um dos líderes em um curso de crisma, que preparava outros jovens para receber esse sacramento da igreja católica (uma confirmação do batismo). Havia bastante tradição e doutrinas dos homens, mas o conteúdo bíblico aprofundado, como na igreja católica em geral, me havia sido passado em conta-gotas.
Aos poucos, com o surgimento dos temas desenvolvidos no curso, e com a necessidade de ler um pouco mais a Bíblia, eu comecei a fazer perguntas aos padres sobre versículos e assuntos da Bíblia. Eles sempre saíam pela tangente e não me respondiam claramente. Me davam respostas vagas e no fundo parecia que nem eles mesmos sabiam ou criam naquilo que estava escrito (pelo menos é a impressão me passaram).
Na época, conversando com um amigo e contando essa situação, ele me disse: "Não ponha a sua fé na palavra de homens, mas a ponha na Palavra de Deus. Porque a palavra de homens é inconstante, sempre muda. Hoje ele te diz: É assim. Amanhã ele te diz: Não era bem daquele jeito. Mas a Palavra de Deus está firmada para sempre. Ela não muda. O mesmo que era há milhares de anos atrás, continua sendo hoje, e permanecerá eternamente da mesma maneira. É uma rocha firme na qual você pode firmar a sua fé, com a certeza de que nunca será abalado".
Então eu parei com tudo. Parei com os grupos de jovens, deixei o grupo de crisma, parei de frequentar a igreja por tradição e fui ler a Bíblia em casa. Me lembro que no dia em que comecei os estudos, orei a Deus dessa maneira: "Senhor, eu estou perguntando aos homens e eles não me respondem. A partir de hoje eu vou abrir a tua Palavra e peço que O SENHOR me responda, ilumine a minha mente e o meu coração para que eu conheça a verdade". E comecei os estudos. Eu os fazia aos domingos, no meu quarto, aproximadamente das 9 da manhã ao meio-dia. Era algo muito prazeroso para mim, porque a cada domingo eu descobria coisas novas, que sempre estiveram ali debaixo do meu nariz, mas eu nunca tinha parado para ler. Deus finalmente estava falando diretamente ao meu coração e seu Espírito Santo começava a me convencer do pecado, de maneira sobrenatural.
Chegou um momento em que eu caí de joelhos ali mesmo no quarto e, auxiliado por um folheto de uma instituição interdenominacional que havia chegado às minhas mãos, fiz a oração de entrega, reconhecendo que era um pecador, que não tinha condições de chegar a Deus pelos meus próprios esforços, e recebendo Jesus em meu coração como único Senhor e Salvador. Ali foi a minha conversão, em 1991, no meu quarto, lendo a Bíblia, pela ação direta do Espírito Santo, sem que ninguém me forçasse a mudar de pensamento.
Isso eu acho o mais importante. Deus é fiel. Ele mesmo diz em Sua Palavra: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29:13). E também diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11:6).
Por isso, em um primeiro momento, eu não costumo chamar outras pessoas para a igreja que frequento, mas eu oriento: "Leia a Bíblia. Conheça a verdade que Deus quer te revelar." Porque foi assim comigo. O Espírito Santo falou em meu coração e me mostrou a verdade na Sua Palavra. Foi uma conversa direta com Deus, e não um convencimento feito por homens. Não desprezo de maneira nenhuma a orientação bíblica dada na igreja. Tenho maturidade para saber que a caminhada cristã é feita no meio de outros cristãos, no corpo de Cristo que é a sua igreja. Não a igreja A, B ou C, mas a igreja dos salvos, aquela composta por todos aqueles que receberam Jesus como ÚNICO Senhor e Salvador, e que um dia será reunida no céu, vinda de todos os povos, tribos e nações. O meu desejo sincero é que você também esteja entre os milhões ou bilhões que Jesus virá buscar um dia, que lavaram suas vestes no sangue purificador de Cristo, e que tem Ele como ÚNICO Senhor.
Depois da minha conversão, comecei a frequentar uma igreja evangélica, a Igreja Metodista, da qual sou membro desde então. Ali Jesus continuou me falando e me aprofundando mais e mais no conteúdo da Bíblia, me dando novas experiências com seu Santo Espírito, e me fortalecendo para as lutas da vida diária. Ali, posteriormente conheci minha esposa, Márcia, que é uma bênção que Deus colocou em minha vida, e pela qual esperei até os 40 anos, porque queria uma mulher de Deus para ser minha companheira. E ali estamos criando nosso filho, Arthur, nos caminhos do Senhor, para que ele cresça conhecendo e amando esse Deus maravilhoso.
Por ter vivido parte de minha vida na igreja católica e por conhecer a realidade que é passada para os fiéis, muitas vezes caracterizada por pouca profundidade no conteúdo bíblico, interpretações tendenciosas ou distorcidas da Palavra de Deus, e por muitas tradições humanas, quase sempre sem grandes explicações, senti o desejo de fazer um estudo específico sobre idolatria. A minha vontade é que outras pessoas tenham experiência semelhante à minha, descobrindo na Bíblia o tesouro mais valioso do mundo, capaz de abrir os olhos (daquele que busca sinceramente a Deus) para toda a verdade que Ele quer nos revelar.
Por volta do ano de 1995 eu fiz esse estudo, o qual chamei "Coletânea Sobre Idolatria - O que a Bíblia diz sobre essa prática condenada por Deus e tão presente nos dias de hoje". Gastei aproximadamente um ano e meio lendo, coletando e digitando os versículos que falavam sobre idolatria. Por direção do Espírito Santo, preferi não colocar palavras minhas, mas apenas os versículos, de forma que o leitor tivesse uma conversa direta com Deus, como eu havia tido, e que dessa forma, o Espírito Santo pudesse fazer uma obra profunda, sem a interferência das minhas idéias ou palavras. Como disse João: "É necessário que ele cresça e que eu diminua." (João 3:30).
A partir de hoje começo a passar esse estudo para a internet, nesse blog. Espero que você busque e encontre as respostas para seus questionamentos. E que a Palavra de Deus ilumine os seus caminhos e te dirija a toda a verdade. Tenha a certeza de que Deus é fiel, e vai te responder da maneira mais bonita, falando diretamente ao seu coração e te dando a certeza inabalável de que "há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Timóteo 2:5)
Toda honra e glória sejam dadas a Deus, criador de todas as coisas, a seu Filho, Jesus, que morreu para que fôssemos libertados do pecado - nEle temos vida eterna - e ao Espírito Santo, o consolador, que nos conduz à verdade e nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
Que você tenha vitória e salvação em sua caminhada pessoal com Jesus.
Eduardo.
Obs.: Para localizar e posicionar em um tema, procure-o no índice de temas à sua direita (Arquivo do blog). Ao clicar no tópico escolhido, você será direcionado à nova página.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário