domingo, 20 de setembro de 2015
Introdução - Um estudo bíblico sobre idolatria
Seja bem-vindo!
Se você está aqui, creio que tem questionamentos sobre o tema idolatria, como eu também tive. Espero contribuir para que a luz da Palavra de Deus brilhe em seu espírito e ilumine seus caminhos. Somente o Espírito Santo pode fazer essa obra de convencimento do pecado, da justiça e do juízo. Mas cabe a você buscar de todo o coração ouvir a Palavra que Deus tem a te revelar.
Eu nasci em lar católico e durante muito tempo, como a maioria das pessoas, segui a tradição de meus pais sem nem ao menos me perguntar o porquê daquelas tradições e costumes. Não havia muita informação disponível, nem eu tinha ainda um espírito crítico que me levasse a investigar e procurar conhecer mais profundamente o ambiente religioso dentro do qual eu vivia. Não conhecia a origem de certos dogmas e tradições, e, com conhecimento limitado da Bíblia, considerava todas aquelas coisas como "vontade de Deus".
Era um jovem bastante ativo na igreja católica, participava e era líder em três grupos de jovens. Me tornei um dos líderes em um curso de crisma, que preparava outros jovens para receber esse sacramento da igreja católica (uma confirmação do batismo). Havia bastante tradição e doutrinas dos homens, mas o conteúdo bíblico aprofundado, como na igreja católica em geral, me havia sido passado em conta-gotas.
Aos poucos, com o surgimento dos temas desenvolvidos no curso, e com a necessidade de ler um pouco mais a Bíblia, eu comecei a fazer perguntas aos padres sobre versículos e assuntos da Bíblia. Eles sempre saíam pela tangente e não me respondiam claramente. Me davam respostas vagas e no fundo parecia que nem eles mesmos sabiam ou criam naquilo que estava escrito (pelo menos é a impressão me passaram).
Na época, conversando com um amigo e contando essa situação, ele me disse: "Não ponha a sua fé na palavra de homens, mas a ponha na Palavra de Deus. Porque a palavra de homens é inconstante, sempre muda. Hoje ele te diz: É assim. Amanhã ele te diz: Não era bem daquele jeito. Mas a Palavra de Deus está firmada para sempre. Ela não muda. O mesmo que era há milhares de anos atrás, continua sendo hoje, e permanecerá eternamente da mesma maneira. É uma rocha firme na qual você pode firmar a sua fé, com a certeza de que nunca será abalado".
Então eu parei com tudo. Parei com os grupos de jovens, deixei o grupo de crisma, parei de frequentar a igreja por tradição e fui ler a Bíblia em casa. Me lembro que no dia em que comecei os estudos, orei a Deus dessa maneira: "Senhor, eu estou perguntando aos homens e eles não me respondem. A partir de hoje eu vou abrir a tua Palavra e peço que O SENHOR me responda, ilumine a minha mente e o meu coração para que eu conheça a verdade". E comecei os estudos. Eu os fazia aos domingos, no meu quarto, aproximadamente das 9 da manhã ao meio-dia. Era algo muito prazeroso para mim, porque a cada domingo eu descobria coisas novas, que sempre estiveram ali debaixo do meu nariz, mas eu nunca tinha parado para ler. Deus finalmente estava falando diretamente ao meu coração e seu Espírito Santo começava a me convencer do pecado, de maneira sobrenatural.
Chegou um momento em que eu caí de joelhos ali mesmo no quarto e, auxiliado por um folheto de uma instituição interdenominacional que havia chegado às minhas mãos, fiz a oração de entrega, reconhecendo que era um pecador, que não tinha condições de chegar a Deus pelos meus próprios esforços, e recebendo Jesus em meu coração como único Senhor e Salvador. Ali foi a minha conversão, em 1991, no meu quarto, lendo a Bíblia, pela ação direta do Espírito Santo, sem que ninguém me forçasse a mudar de pensamento.
Isso eu acho o mais importante. Deus é fiel. Ele mesmo diz em Sua Palavra: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29:13). E também diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11:6).
Por isso, em um primeiro momento, eu não costumo chamar outras pessoas para a igreja que frequento, mas eu oriento: "Leia a Bíblia. Conheça a verdade que Deus quer te revelar." Porque foi assim comigo. O Espírito Santo falou em meu coração e me mostrou a verdade na Sua Palavra. Foi uma conversa direta com Deus, e não um convencimento feito por homens. Não desprezo de maneira nenhuma a orientação bíblica dada na igreja. Tenho maturidade para saber que a caminhada cristã é feita no meio de outros cristãos, no corpo de Cristo que é a sua igreja. Não a igreja A, B ou C, mas a igreja dos salvos, aquela composta por todos aqueles que receberam Jesus como ÚNICO Senhor e Salvador, e que um dia será reunida no céu, vinda de todos os povos, tribos e nações. O meu desejo sincero é que você também esteja entre os milhões ou bilhões que Jesus virá buscar um dia, que lavaram suas vestes no sangue purificador de Cristo, e que tem Ele como ÚNICO Senhor.
Depois da minha conversão, comecei a frequentar uma igreja evangélica, a Igreja Metodista, da qual sou membro desde então. Ali Jesus continuou me falando e me aprofundando mais e mais no conteúdo da Bíblia, me dando novas experiências com seu Santo Espírito, e me fortalecendo para as lutas da vida diária. Ali, posteriormente conheci minha esposa, Márcia, que é uma bênção que Deus colocou em minha vida, e pela qual esperei até os 40 anos, porque queria uma mulher de Deus para ser minha companheira. E ali estamos criando nosso filho, Arthur, nos caminhos do Senhor, para que ele cresça conhecendo e amando esse Deus maravilhoso.
Por ter vivido parte de minha vida na igreja católica e por conhecer a realidade que é passada para os fiéis, muitas vezes caracterizada por pouca profundidade no conteúdo bíblico, interpretações tendenciosas ou distorcidas da Palavra de Deus, e por muitas tradições humanas, quase sempre sem grandes explicações, senti o desejo de fazer um estudo específico sobre idolatria. A minha vontade é que outras pessoas tenham experiência semelhante à minha, descobrindo na Bíblia o tesouro mais valioso do mundo, capaz de abrir os olhos (daquele que busca sinceramente a Deus) para toda a verdade que Ele quer nos revelar.
Por volta do ano de 1995 eu fiz esse estudo, o qual chamei "Coletânea Sobre Idolatria - O que a Bíblia diz sobre essa prática condenada por Deus e tão presente nos dias de hoje". Gastei aproximadamente um ano e meio lendo, coletando e digitando os versículos que falavam sobre idolatria. Por direção do Espírito Santo, preferi não colocar palavras minhas, mas apenas os versículos, de forma que o leitor tivesse uma conversa direta com Deus, como eu havia tido, e que dessa forma, o Espírito Santo pudesse fazer uma obra profunda, sem a interferência das minhas idéias ou palavras. Como disse João: "É necessário que ele cresça e que eu diminua." (João 3:30).
A partir de hoje começo a passar esse estudo para a internet, nesse blog. Espero que você busque e encontre as respostas para seus questionamentos. E que a Palavra de Deus ilumine os seus caminhos e te dirija a toda a verdade. Tenha a certeza de que Deus é fiel, e vai te responder da maneira mais bonita, falando diretamente ao seu coração e te dando a certeza inabalável de que "há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Timóteo 2:5)
Toda honra e glória sejam dadas a Deus, criador de todas as coisas, a seu Filho, Jesus, que morreu para que fôssemos libertados do pecado - nEle temos vida eterna - e ao Espírito Santo, o consolador, que nos conduz à verdade e nos convence do pecado, da justiça e do juízo.
Que você tenha vitória e salvação em sua caminhada pessoal com Jesus.
Eduardo.
Obs.: Para localizar e posicionar em um tema, procure-o no índice de temas à sua direita (Arquivo do blog). Ao clicar no tópico escolhido, você será direcionado à nova página.
Índice do Estudo
"Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas
o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos
ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho
dito." (João 14; 25 - 26)
ÍNDICE
Parte 1
- Aliança entre Deus e os homens
1.1 -
Aliança entre Deus e os homens
1.2 -
Obediência a Deus
1.3 -
Deus instrui, alerta e adverte
1.4 -
Guardar as palavras de Deus
1.5 -
O Senhor é o único Deus
1.6 -
Um povo santo, propriedade de Deus
1.7 -
Deus é zeloso
1.8 -
Não fazer imagens
1.9 -
Deus é Senhor de toda a glória
1.10
- Deus conhece todas as coisas
1.11
- De Deus provêm as riquezas
1.12
- Não se prostrar perante outros Deuses
1.13
- Deus não aprova aliança com o mal
1.14
Deus proíbe o jugo desigual
Parte 2
- A infidelidade do homem
2.1 - Infidelidade do homem para com Deus
2.2 - Livre-arbítrio do homem
2.3 - Outros deuses
2.4 - Os ídolos não têm poder para ajudar
2.5 - Não se desviar de Deus
2.6 - Prostituição e adultério espirituais
2.7 - Idolatria - de pai para filho
2.8 - Os ídolos são abominação ao Senhor
2.9 - Sacrifícios aos ídolos
2.10 - A relação entre ídolos e demônios
2.11 - Não adorar os corpos celestes
2.12 - Os ídolos significam contaminação
2.13 - A dificuldade de ouvir conselhos
2.14 - Cegueira espiritual e transgressão
2.15 - Pequenos e grandes em transgressão
2.16 - Idolatria e lendas
2.17 - Rainha dos céus
2.18 - Falsos profetas
2.19 - Idolatria e interesse financeiro
2.20 - Perseguição contra o povo de Deus
2.21 - Não fazer ídolo de si próprio
Parte 3
- As conseqüências da idolatria
3.1 - As conseqüências da idolatria
3.2 - Ira de Deus
3.3 - A idolatria separa o homem de Deus
Parte 4
- Convertei-vos
4.1 - Convertei-vos
4.2 - Lançar fora os ídolos
4.3 - Tirar os ídolos do lar
4.4 - Rejeitar totalmente os ídolos
4.5 - Deus retira os ídolos do meio do povo
4.6 - Buscar a Deus de todo o coração
4.7 - Conversão: de lábios e de coração
4.8 - Confessar os pecados
4.9 - Não endurecer o coração
4.10 - Não rejeitar a Palavra de Deus
4.11 - Não ser rebelde
Parte 5
- A restauração da aliança
5.1 - A restauração da aliança
5.2 - Deus é perdoador e misericordioso
5.3 - Deus livra da angústia, não desampara
5.4 - Acerto de contas
1.1 - Aliança entre Deus e os homens
(Ex 20; 1 - 6)
E Deus
falou todas estas palavras:
"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
"Não terás outros deuses além de mim.
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
"Não terás outros deuses além de mim.
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
(Ex 34; 10 - 17)
"Faço
com vocês uma aliança", disse o Senhor. "Diante de todo o seu povo
farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O
povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o Senhor,
farei.
Obedeça às ordens que hoje lhe dou. Expulsarei de diante de você os amorreus, os cananeus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que vivem na terra para a qual você está indo, pois eles se tornariam uma armadilha.
Pelo contrário, derrube os altares deles, quebre as suas colunas sagradas e corte os seus postes sagrados.
Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.
"Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios
e escolher para os seus filhos mulheres dentre as filhas deles. Quando elas se prostituírem, seguindo aos seus deuses, poderão levar os seus filhos a se prostituírem também.
"Não faça ídolos de metal para você.
Obedeça às ordens que hoje lhe dou. Expulsarei de diante de você os amorreus, os cananeus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que vivem na terra para a qual você está indo, pois eles se tornariam uma armadilha.
Pelo contrário, derrube os altares deles, quebre as suas colunas sagradas e corte os seus postes sagrados.
Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.
"Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios
e escolher para os seus filhos mulheres dentre as filhas deles. Quando elas se prostituírem, seguindo aos seus deuses, poderão levar os seus filhos a se prostituírem também.
"Não faça ídolos de metal para você.
(Lv 19; 1 -
4)
Disse
ainda o Senhor a Moisés:
"Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.
"Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
"Não se voltem para os ídolos, nem façam para si deuses de metal. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
"Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.
"Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
"Não se voltem para os ídolos, nem façam para si deuses de metal. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
(Dt 28; 1 - 14)
Se vocês
obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os
seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito
acima de todas as nações da terra.
Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus:
Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo.
Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos.
A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas.
Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.
O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão.
O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá.
O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos dele.
Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês.
O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês.
O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.
O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.
Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto.
Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus:
Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo.
Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos.
A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas.
Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.
O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão.
O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá.
O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos dele.
Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês.
O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês.
O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.
O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.
Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto.
(Dt 28; 15 -
20)
Entretanto,
se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente
todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições
cairão sobre vocês e os atingirão:
Vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo.
A sua cesta e a sua amassadeira serão amaldiçoadas.
Os filhos do seu ventre serão amaldiçoados, como também as colheitas da sua terra, os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos.
Vocês serão amaldiçoados em tudo o que fizerem.
O Senhor enviará sobre vocês maldições, confusão e repreensão em tudo o que fizerem, até que vocês sejam destruídos e sofram repentina ruína pelo mal que praticaram ao se esquecerem dele.
Vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo.
A sua cesta e a sua amassadeira serão amaldiçoadas.
Os filhos do seu ventre serão amaldiçoados, como também as colheitas da sua terra, os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos.
Vocês serão amaldiçoados em tudo o que fizerem.
O Senhor enviará sobre vocês maldições, confusão e repreensão em tudo o que fizerem, até que vocês sejam destruídos e sofram repentina ruína pelo mal que praticaram ao se esquecerem dele.
(Dt 28; 36 -
45)
O Senhor
os levará, e também o rei que os governar, a uma nação que você e seus
antepassados nunca conheceram. Lá vocês adorarão outros deuses, deuses de
madeira e de pedra.
Vocês serão motivo de horror e motivo de zombaria e de riso para todas as nações para onde o Senhor o levar.
Vocês semearão muito em sua terra, mas colherão bem pouco, porque gafanhotos devorarão quase tudo.
Plantarão vinhas e as cultivarão, mas não beberão o vinho nem colherão as uvas, porque os vermes as comerão.
Vocês terão oliveiras em todo o país, mas vocês mesmos não utilizarão o azeite, porque as azeitonas cairão.
Os seus filhos e filhas não ficarão com vocês, porque serão levados para o cativeiro.
Enxames de gafanhotos se apoderarão de todas as suas árvores e das plantações da sua terra.
Os estrangeiros que vivem no meio de vocês progredirão cada vez mais, e cada vez mais vocês regredirão.
Eles lhes emprestarão dinheiro, mas vocês não emprestarão a eles. Eles serão a cabeça, e vocês serão a cauda.
Todas essas maldições cairão sobre vocês. Elas o perseguirão e o alcançarão até que sejam destruídos, porque não obedeceram ao Senhor, ao seu Deus, nem guardaram os mandamentos e decretos que ele lhes deu.
Vocês serão motivo de horror e motivo de zombaria e de riso para todas as nações para onde o Senhor o levar.
Vocês semearão muito em sua terra, mas colherão bem pouco, porque gafanhotos devorarão quase tudo.
Plantarão vinhas e as cultivarão, mas não beberão o vinho nem colherão as uvas, porque os vermes as comerão.
Vocês terão oliveiras em todo o país, mas vocês mesmos não utilizarão o azeite, porque as azeitonas cairão.
Os seus filhos e filhas não ficarão com vocês, porque serão levados para o cativeiro.
Enxames de gafanhotos se apoderarão de todas as suas árvores e das plantações da sua terra.
Os estrangeiros que vivem no meio de vocês progredirão cada vez mais, e cada vez mais vocês regredirão.
Eles lhes emprestarão dinheiro, mas vocês não emprestarão a eles. Eles serão a cabeça, e vocês serão a cauda.
Todas essas maldições cairão sobre vocês. Elas o perseguirão e o alcançarão até que sejam destruídos, porque não obedeceram ao Senhor, ao seu Deus, nem guardaram os mandamentos e decretos que ele lhes deu.
(Dt 29; 14 -
18)
Não faço
esta aliança, sob juramento, somente com vocês
que estão aqui conosco na presença do Senhor nosso Deus, mas também com aqueles que não estão aqui hoje.
Vocês mesmos sabem como vivemos no Egito e como passamos por várias nações até chegar aqui.
Vocês viram nelas as suas imagens e os seus ídolos detestáveis, feitos de madeira, de pedra, de prata e de ouro.
Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher, clã ou tribo cujo coração se afaste do Senhor, do nosso Deus, para adorar os deuses daquelas nações, e para que não haja no meio de vocês nenhuma raiz que produza esse veneno amargo.
que estão aqui conosco na presença do Senhor nosso Deus, mas também com aqueles que não estão aqui hoje.
Vocês mesmos sabem como vivemos no Egito e como passamos por várias nações até chegar aqui.
Vocês viram nelas as suas imagens e os seus ídolos detestáveis, feitos de madeira, de pedra, de prata e de ouro.
Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher, clã ou tribo cujo coração se afaste do Senhor, do nosso Deus, para adorar os deuses daquelas nações, e para que não haja no meio de vocês nenhuma raiz que produza esse veneno amargo.
(Dt 30; 15 -
20)
Vejam que
hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.
Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.
Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los,
eu hoje lhes declaro que sem dúvida vocês serão destruídos. Vocês não viverão muito tempo na terra em que vão entrar e da qual vão tomar posse, depois de atravessarem o Jordão.
Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,
e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.
Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.
Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los,
eu hoje lhes declaro que sem dúvida vocês serão destruídos. Vocês não viverão muito tempo na terra em que vão entrar e da qual vão tomar posse, depois de atravessarem o Jordão.
Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,
e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.
(Dt 31; 14 - 18)
O Senhor
disse a Moisés: "O dia da sua morte se aproxima. Chame Josué e
apresentem-se na Tenda do Encontro, onde darei incumbências a ele". Então
Moisés e Josué vieram e se apresentaram na Tenda do Encontro.
Então o Senhor apareceu na Tenda, numa coluna de nuvem, e a coluna pairou sobre a entrada da Tenda.
E o Senhor disse a Moisés: "Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles.
Naquele dia se acenderá a minha ira contra eles e eu me esquecerei deles; esconderei deles o meu rosto, e eles serão destruídos. Muitas desgraças e sofrimentos os atingirão, e naquele dia perguntarão: "Será que essas desgraças não estão acontecendo conosco porque o nosso Deus não está mais conosco? "
E com certeza esconderei o meu rosto deles naquele dia, por causa de todo o mal que praticaram, voltando-se para outros deuses.
Então o Senhor apareceu na Tenda, numa coluna de nuvem, e a coluna pairou sobre a entrada da Tenda.
E o Senhor disse a Moisés: "Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles.
Naquele dia se acenderá a minha ira contra eles e eu me esquecerei deles; esconderei deles o meu rosto, e eles serão destruídos. Muitas desgraças e sofrimentos os atingirão, e naquele dia perguntarão: "Será que essas desgraças não estão acontecendo conosco porque o nosso Deus não está mais conosco? "
E com certeza esconderei o meu rosto deles naquele dia, por causa de todo o mal que praticaram, voltando-se para outros deuses.
(Js
23; 15 - 16)
Mas,
assim como cada uma das boas promessas do Senhor, do seu Deus, se cumpriu,
também o Senhor fará cumprir-se em vocês todo o mal com que os ameaçou, até
eliminá-los desta boa terra que lhes deu.
Se vocês violarem a aliança que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, e passarem a cultuar outros deuses e a inclinar-se diante deles, a ira do Senhor se acenderá contra vocês, e vocês logo desaparecerão da boa terra que ele lhes deu".
Se vocês violarem a aliança que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, e passarem a cultuar outros deuses e a inclinar-se diante deles, a ira do Senhor se acenderá contra vocês, e vocês logo desaparecerão da boa terra que ele lhes deu".
(Js 24; 19 -
24)
Josué
disse ao povo: "Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus
santo! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês.
Se abandonarem o Senhor e servirem a deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Mesmo depois de ter sido bondoso com vocês, ele os exterminará".
O povo, porém, respondeu a Josué: "De maneira nenhuma! Nós serviremos ao Senhor".
Disse então Josué: "Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram servir ao Senhor". "Somos", responderam eles.
Disse Josué: "Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel".
E o povo disse a Josué: "Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos".
Se abandonarem o Senhor e servirem a deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Mesmo depois de ter sido bondoso com vocês, ele os exterminará".
O povo, porém, respondeu a Josué: "De maneira nenhuma! Nós serviremos ao Senhor".
Disse então Josué: "Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram servir ao Senhor". "Somos", responderam eles.
Disse Josué: "Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel".
E o povo disse a Josué: "Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos".
(Jz 2; 1 - 4)
O anjo do
Senhor subiu de Gilgal a Boquim e disse: "Tirei vocês do Egito e os trouxe
para a terra que prometi com juramento que daria a seus antepassados. Eu disse:
Jamais quebrarei a minha aliança com vocês.
E vocês não farão acordo com o povo desta terra, mas demolirão os altares deles. Por quê vocês não me obedeceram?
Portanto, agora lhes digo que não os expulsarei da presença de vocês; eles serão seus adversários, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês".
Quando o anjo do Senhor acabou de falar a todos os israelitas, o povo chorou em alta voz,
E vocês não farão acordo com o povo desta terra, mas demolirão os altares deles. Por quê vocês não me obedeceram?
Portanto, agora lhes digo que não os expulsarei da presença de vocês; eles serão seus adversários, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês".
Quando o anjo do Senhor acabou de falar a todos os israelitas, o povo chorou em alta voz,
(2 Rs 17; 29 - 41)
No
entanto, cada grupo fez seus próprios deuses nas diversas cidades em que
moravam e os puseram nos altares idólatras que o povo de Samaria havia feito.
Os de Babilônia fizeram Sucote-Benote, os de Cuta fizeram Nergal e os de Hamate fizeram Asima;
os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; os sefarvitas queimavam seus filhos em sacrifício a Adrameleque e Anameleque, deuses de Sefarvaim.
Eles adoravam o Senhor, mas também nomeavam qualquer pessoa para lhes servir como sacerdote nos altares idólatras.
Adoravam o Senhor, mas também prestavam culto aos seus próprios deuses, conforme os costumes das nações de onde haviam sido trazidos.
Até hoje eles continuam em suas antigas práticas. Não adoram o Senhor nem se comprometem com os decretos, com as ordenanças, com as leis e com os mandamentos que o Senhor deu aos descendentes de Jacó, a quem deu o nome de Israel.
Quando o Senhor fez uma aliança com os israelitas, ele lhes ordenou: "Não adorem a outros deuses, não se inclinem diante deles, não lhes prestem culto nem lhes ofereçam sacrifício.
Mas o Senhor, que os tirou do Egito com grande poder e braço forte, é a quem vocês adorarão. Diante dele vocês se inclinarão e lhe oferecerão sacrifícios.
Vocês sempre tomarão o cuidado de obedecer aos decretos, e às ordenanças, às leis e aos mandamentos que lhes prescreveu. Não adorem a outros deuses.
Não esqueçam a aliança que fiz com vocês e não adorem a outros deuses.
Antes, adorem o Senhor, o seu Deus; ele os livrará das mãos de todos os seus inimigos".
Contudo, eles não deram atenção, mas continuaram em suas antigas práticas.
Mesmo enquanto esses povos adoravam o Senhor, também prestavam culto aos seus ídolos. Até hoje seus filhos e netos continuam a fazer o que seus antepassados faziam.
Os de Babilônia fizeram Sucote-Benote, os de Cuta fizeram Nergal e os de Hamate fizeram Asima;
os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; os sefarvitas queimavam seus filhos em sacrifício a Adrameleque e Anameleque, deuses de Sefarvaim.
Eles adoravam o Senhor, mas também nomeavam qualquer pessoa para lhes servir como sacerdote nos altares idólatras.
Adoravam o Senhor, mas também prestavam culto aos seus próprios deuses, conforme os costumes das nações de onde haviam sido trazidos.
Até hoje eles continuam em suas antigas práticas. Não adoram o Senhor nem se comprometem com os decretos, com as ordenanças, com as leis e com os mandamentos que o Senhor deu aos descendentes de Jacó, a quem deu o nome de Israel.
Quando o Senhor fez uma aliança com os israelitas, ele lhes ordenou: "Não adorem a outros deuses, não se inclinem diante deles, não lhes prestem culto nem lhes ofereçam sacrifício.
Mas o Senhor, que os tirou do Egito com grande poder e braço forte, é a quem vocês adorarão. Diante dele vocês se inclinarão e lhe oferecerão sacrifícios.
Vocês sempre tomarão o cuidado de obedecer aos decretos, e às ordenanças, às leis e aos mandamentos que lhes prescreveu. Não adorem a outros deuses.
Não esqueçam a aliança que fiz com vocês e não adorem a outros deuses.
Antes, adorem o Senhor, o seu Deus; ele os livrará das mãos de todos os seus inimigos".
Contudo, eles não deram atenção, mas continuaram em suas antigas práticas.
Mesmo enquanto esses povos adoravam o Senhor, também prestavam culto aos seus ídolos. Até hoje seus filhos e netos continuam a fazer o que seus antepassados faziam.
(2 Rs 23; 21 - 23)
Então o
rei deu a seguinte ordem a todo o povo: "Celebrem a Páscoa ao Senhor seu
Deus, conforme está escrito neste livro da Aliança".
Nem nos dias dos juízes que lideraram Israel, nem durante todos os dias dos reis de Israel e dos reis de Judá, foi celebrada uma Páscoa como esta.
Mas no décimo oitavo ano do reinado de Josias, esta Páscoa foi celebrada ao Senhor em Jerusalém.
Nem nos dias dos juízes que lideraram Israel, nem durante todos os dias dos reis de Israel e dos reis de Judá, foi celebrada uma Páscoa como esta.
Mas no décimo oitavo ano do reinado de Josias, esta Páscoa foi celebrada ao Senhor em Jerusalém.
(2 Cr 15; 1 - 2)
O
Espírito de Deus veio sobre Azarias, filho de Odede.
Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: "Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.
Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: "Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.
(Sl 78; 1 - 8)
Povo meu,
escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que eu tenho a dizer.
Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado;
o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram.
Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.
Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos,
de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos.
Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos.
Eles não serão como os seus antepassados, obstinados e rebeldes, povo de coração desleal para com Deus, gente de espírito infiel.
Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado;
o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram.
Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.
Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos,
de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos.
Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos.
Eles não serão como os seus antepassados, obstinados e rebeldes, povo de coração desleal para com Deus, gente de espírito infiel.
(Jr 7; 5 -
7)
Mas se
vocês realmente corrigirem a sua conduta e as suas ações, e se, de fato,
tratarem uns aos outros com justiça,
se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva e não derramarem sangue inocente neste lugar, e se vocês não seguirem outros deuses para a sua própria ruína,
então eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antigüidade e para sempre.
se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva e não derramarem sangue inocente neste lugar, e se vocês não seguirem outros deuses para a sua própria ruína,
então eu os farei habitar neste lugar, na terra que dei aos seus antepassados desde a antigüidade e para sempre.
(Jr 7; 23 - 24)
Dei-lhes,
entretanto, esta ordem: Obedeçam-me, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu
povo. Vocês andarão em todo o caminho que eu lhes ordenar, para que tudo lhes
vá bem.
Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Andaram para trás e não para a frente.
Mas eles não me ouviram nem me deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus. Andaram para trás e não para a frente.
(Jr 11; 9 - 13)
Então o
Senhor me disse: "Há uma conspiração entre o povo de Judá e os habitantes
de Jerusalém.
Eles retornaram aos pecados de seus antepassados, que recusaram das ouvidos às minhas palavras e seguiram outros deuses para prestar-lhes culto. Tanto a comunidade de Israel como a de Judá quebraram a aliança que eu fiz com os antepassados deles".
Por isso, assim diz o Senhor: "Trarei sobre eles uma desgraça da qual não poderão escapar. Ainda que venham a clamar a mim, eu não os ouvirei.
Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém clamarão aos deuses, aos quais queimam incenso, mas eles não poderão salvá-los quando a desgraça os atingir.
Você tem tantos deuses quantas são as suas cidades, ó Judá; e os altares que você construiu para queimar incenso àquela coisa vergonhosa chamada Baal são tantos quantas são as ruas de Jerusalém.
Eles retornaram aos pecados de seus antepassados, que recusaram das ouvidos às minhas palavras e seguiram outros deuses para prestar-lhes culto. Tanto a comunidade de Israel como a de Judá quebraram a aliança que eu fiz com os antepassados deles".
Por isso, assim diz o Senhor: "Trarei sobre eles uma desgraça da qual não poderão escapar. Ainda que venham a clamar a mim, eu não os ouvirei.
Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém clamarão aos deuses, aos quais queimam incenso, mas eles não poderão salvá-los quando a desgraça os atingir.
Você tem tantos deuses quantas são as suas cidades, ó Judá; e os altares que você construiu para queimar incenso àquela coisa vergonhosa chamada Baal são tantos quantas são as ruas de Jerusalém.
(Ez 36; 20 - 33)
E, por
onde andaram entre as nações, eles profanaram o meu santo nome, pois se dizia a
respeito deles: ‘Esse é o povo do Senhor, mas assim mesmo ele teve que sair da
terra que o Senhor lhe deu’.
Tive preocupação com o meu santo nome, o qual a nação de Israel profanou entre as nações para onde tinham ido.
"Por isso diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Não é por causa de vocês, ó nação de Israel, que vou fazer essas coisas, mas por causa do meu santo nome, o qual vocês profanaram entre as nações para onde foram.
Mostrarei a santidade do meu santo nome, o qual foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, palavra do Soberano Senhor, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas.
" ‘Pois eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra.
Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.
Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Eu os livrarei de toda a sua impureza. Convocarei o cereal e o tornarei numeroso, e não trarei fome sobre vocês.
Aumentarei os frutos das árvores e as safras dos campos, de modo que vocês não sofrerão mais vergonha entre as nações por causa da fome.
Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.
Quero que vocês saibam que não estou fazendo isso por causa de vocês, palavra do Soberano Senhor. Envergonhem-se e humilhem-se por causa de sua conduta, ó nação de Israel!
" ‘Assim diz o Soberano Senhor: No dia em que eu os purificar de todos os seus pecados, eu restabelecerei as suas cidades, e as ruínas serão reconstruídas.
Tive preocupação com o meu santo nome, o qual a nação de Israel profanou entre as nações para onde tinham ido.
"Por isso diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Não é por causa de vocês, ó nação de Israel, que vou fazer essas coisas, mas por causa do meu santo nome, o qual vocês profanaram entre as nações para onde foram.
Mostrarei a santidade do meu santo nome, o qual foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, palavra do Soberano Senhor, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas.
" ‘Pois eu os tirarei das nações, os ajuntarei do meio de todas as terras e os trarei de volta para a sua própria terra.
Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.
Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Eu os livrarei de toda a sua impureza. Convocarei o cereal e o tornarei numeroso, e não trarei fome sobre vocês.
Aumentarei os frutos das árvores e as safras dos campos, de modo que vocês não sofrerão mais vergonha entre as nações por causa da fome.
Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.
Quero que vocês saibam que não estou fazendo isso por causa de vocês, palavra do Soberano Senhor. Envergonhem-se e humilhem-se por causa de sua conduta, ó nação de Israel!
" ‘Assim diz o Soberano Senhor: No dia em que eu os purificar de todos os seus pecados, eu restabelecerei as suas cidades, e as ruínas serão reconstruídas.
(Os 3; 1 - 5)
O Senhor
me disse: "Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser
amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar
de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas
passas".
Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada.
E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; você não será mais prostituta nem será de nenhum outro homem, e eu viverei com você.
Pois os israelitas viverão muitos dias sem rei e sem líder, sem sacrifício e sem colunas sagradas, sem colete sacerdotal e sem ídolos da família.
Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.
Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada.
E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; você não será mais prostituta nem será de nenhum outro homem, e eu viverei com você.
Pois os israelitas viverão muitos dias sem rei e sem líder, sem sacrifício e sem colunas sagradas, sem colete sacerdotal e sem ídolos da família.
Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus, e Davi, seu rei. Virão tremendo atrás do Senhor e das suas bênçãos, nos últimos dias.
(At 7; 38 - 43)
Ele
estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e
com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós.
"Mas nossos antepassados se recusaram a obedecer-lhe; pelo contrário, rejeitaram-no, e em seus corações voltaram para o Egito.
Disseram a Arão: ‘Faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu! ’
Naquela ocasião fizeram um ídolo em forma de bezerro. Trouxeram-lhe sacrifícios e fizeram uma celebração em honra ao que suas mãos tinham feito.
Mas Deus afastou-se deles e os entregou à adoração dos astros, conforme o que foi escrito no livro dos profetas: ‘Foi a mim que vocês apresentaram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, Ó nação de Israel?
Ao invés disso, levantaram o santuário de Moloque e a estrela do seu deus Renfã, ídolos que vocês fizeram para adorar! Portanto, eu os enviarei para o exílio, para além da Babilônia’.
"Mas nossos antepassados se recusaram a obedecer-lhe; pelo contrário, rejeitaram-no, e em seus corações voltaram para o Egito.
Disseram a Arão: ‘Faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu! ’
Naquela ocasião fizeram um ídolo em forma de bezerro. Trouxeram-lhe sacrifícios e fizeram uma celebração em honra ao que suas mãos tinham feito.
Mas Deus afastou-se deles e os entregou à adoração dos astros, conforme o que foi escrito no livro dos profetas: ‘Foi a mim que vocês apresentaram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, Ó nação de Israel?
Ao invés disso, levantaram o santuário de Moloque e a estrela do seu deus Renfã, ídolos que vocês fizeram para adorar! Portanto, eu os enviarei para o exílio, para além da Babilônia’.
Assinar:
Postagens (Atom)